WISC IV- Aplicação e Novidades

por Priscilla Santos
Número de visitas: 7126

Certamente David Wechsler, nos idos anos de 1942, não tinha ideia de que hoje, em 2017, a escala por ele criada para avaliar a inteligência das crianças, a Escala de Inteligência para Crianças (WISC), estaria em uso pelos psicólogos e em sua quarta edição.

As Escalas de Wechsler, presentes no WISC IV, são consideradas como uma das técnicas, no mundo, que melhor avaliam e tipificam a inteligência. Elas o fazem por meio da exploração de uma ampla amostra de funções cognitivas. Essas escalas são utilizadas e reconhecidas nas mais diversas áreas da prática psicológica, médica e educacional.

Em razão da importância dessa metodologia de avaliação cognitiva, é fundamental que você, psicólogo atualizado, esteja por dentro das novidades trazidas pela quarta edição do WISC. Segundo nossas pesquisas, ainda é bastante comum na prática clínica o uso da terceira edição desse teste, e estar atento às novidades pode ser seu grande diferencial. Vamos conferir?


O que avalia o WISC IV


O WISC IV avalia amplamente o entendimento do funcionamento cognitivo. Ele é utilizado para realizar estimativa cognitiva na avaliação psicológica, neuropsicológica e psicoeducacional; diagnóstico diferencial de desordens neurológicas e psiquiátricas, e planejamento de programas de reabilitação (neuro)cognitiva.

A partir dos resultados desse teste, pode-se identificar, em crianças, diferentes condições neurológicas de desenvolvimento, deficiências intelectuais, dificuldades específicas ou talentos que precisam ser trabalhados de forma diferenciada.

Os resultados desses testes podem modificar substancialmente a vida de uma criança. Já que eles subsidiarão as intervenções que serão realizadas.

As novidades do WISC IV

A versão americana do WISC IV chegou com a proposta de certa simplificação no uso do material. A constituição dos subtestes foi reformulada, assim como o modelo fatorial das Escalas Wechsler de Inteligência, a forma de aplicação e a aparência do material. Só por aí já é possível perceber que as mudanças não foram pequenas.

Outro ponto importante a se considerar, é que os testes precisam ser adaptados às alterações sociais e culturais que ocorrem ao longo do tempo, e os pesquisadores que os reformularam pensaram nisso. A inteligência das crianças é influenciada por esses fatores, e isso precisa ser considerado nas avaliações.

Esses fatores, além da realidade de cada país para onde o teste foi levado, foram considerados na reformulação do WISC, por isso, Soto Vidal et al, em nota técnica publicada em 2011, indicam que as mudanças na quarta edição do teste foram significativas tanto no que se refere à redefinição dos construtos avaliados quanto à estrutura geral do instrumento.
Investindo no WISC IV
A educação no país vive um momento sensível, e, consequentemente, as crianças também. É frequente, a rotina diária familiar deflagrar, na criança, dificuldades relacionadas à aprendizagem, que repercutem amplamente no comportamento infantil.

Nesses casos, as crianças precisam ser acompanhadas e tratadas por profissionais de psicologia, além do suporte em contexto escolar. E as Escalas Wechsler de Inteligência serão fundamentais nesse processo. Ao utilizar o WISC IV, você, psicólogo, terá em mãos o que há de mais moderno para diagnosticar potenciais problemas nos processos cognitivos das crianças.

Com a melhor forma de diagnóstico, poderá ser estabelecido o tratamento mais adequado e eficiente para a criança. Assim, agindo de forma mais acertada, você estará transformando a vida de seu paciente, que poderia ter uma difícil realidade escolar se não fosse o seu diagnóstico bem feito. Você estará mudando vidas.

Se quiser saber ainda mais detalhes sobre o WISC IV, nós, da Expert, podemos lhe ajudar. Deixe seu comentário aqui para a gente, e aproveite para contar o que você acha sobre as Escalas de Weschsler, queremos conhecer a sua opinião sobre o tema.

 

Adquira agora o seu com brindes especiais na nossa loja!!!
Kit Teste WISC IV + Maleta de MDF + 2 livros de brinde!!!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES