Avaliação psicológica para manuseio de armas de fogo, oportunidade para os melhores profissionais

por Priscilla Santos
Número de visitas: 14927

Para se destacar no mercado de trabalho, é preciso, por vezes, sair do óbvio. Na psicologia, um exemplo disso seria investir na aplicação de avaliação psicológica para manuseio de armas de fogo. Você já pensou nisso?

Estamos vivenciando um momento em que a área da segurança privada tem passado por uma expansão, em decorrência da crescente violência urbana. Com isso, as empresas de segurança pessoal e patrimonial vêm se destacando e investindo em contratação e qualificação de pessoal.

Nesse cenário alarmante para nossa sociedade, os psicólogos têm fundamental função social, pois cabe a esses profissionais avaliar quem está em condições de portar uma arma de fogo. Sim, você poderá atuar nessa seara e realizar a avaliação exigida pela Polícia Federal para a autorização do porte de arma de fogo.

Você conhece a potencialidade de se trabalhar isso? Sabe como aumentar seus ganhos atuando com responsabilidade e qualidade nessa área? Acompanhe este artigo, que logo suas dúvidas sobre o tema serão resolvidas.

A avaliação psicológica para porte de armas: o que é
Somente tem direito ao porte de armas, no Brasil, o cidadão que demonstra, em avaliação psicológica, ter aptidão psicológica para tal. Essas habilidades são avaliadas por um psicólogo, devidamente registrado no Conselho de Psicologia de sua região e credenciado na Policia Federal.

A avaliação aplicada é composta por uma bateria de testes composta por: um teste projetivo; um teste expressivo; um teste de memória; um teste de atenção difusa;um teste de concentrada; e uma entrevista semiestruturada. Com base nos resultados de cada etapa, o psicólogo elabora um laudo, que será apreciado pela Polícia Federal.

A avaliação psicológica para porte de armas: quem está apto a aplicá-la
O psicólogo que irá trabalhar com a avaliação psicológica para esta finalidade, em primeiro lugar, deve ser consciente de que sua atuação tem relação direta com a segurança urbana. Assim, é fundamental investir em formação de qualidade para essa avaliação, a fim de oferecer o melhor serviço possível, ao candidato ao porte de arma, e contribuir para uma sociedade melhor.

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, além de formação sólida e de qualidade, “para atuar na área de avaliação psicológica para a concessão de registro e/ou porte de arma de fogo, é indispensável que o psicólogo esteja inscrito no Conselho Regional de Psicologia de sua região e credenciado pela Polícia Federal”.

Os psicólogos que desejem investir na avaliação psicológica para manuseio de armas de fogo precisam, como informado, ser cadastrados pela Polícia Federal. Os candidatos serão submetidos a um processo de análise de documentação e terão seus locais de trabalho vistoriados pela Polícia Federal, para verificação das condições de atendimento para a realização da avaliação. O processo de cadastramento dura em torno de 180 dias, segundo página da Polícia Federal.

A avaliação psicológica para manuseio de armas: a atuação dos psicólogos
A psicóloga e fiscal da Polícia Federal Adecy França Bento, em texto publicado pela Agência de Notícias UniCEUB, informa que há despreparo profissional dos psicólogos que atuam nessa área e que foram encontradas muitas irregularidades em consultórios nos quais se aplicam a avaliação psicológica para porte de armas.

Adecy chegou a esses dados por meio de um estudo que fez, no qual tentou entrevistar os psicólogos cadastrados pela Polícia Federal. Para a pesquisadora, o grande ponto frágil na qualidade de muitos dos serviços oferecidos está nos cursos de formação para a avaliação.
Há muitos cursos com baixa carga-horária, o que limita a qualificação do psicólogo.

Com essas informações, nota-se que há um mercado que carece de profissionais qualificados e que atuem com excelência, ao mesmo tempo em que cresce a demanda na área de segurança privada e patrimonial, e, consequentemente, pelo porte de armas. É, portanto, uma área cheia de boas possibilidades de negócio para os psicólogos.

Portanto, para que você faça parte do seleto grupo de psicólogos cadastrados pela Polícia Federal aptos a atuar na aplicação de avaliação psicológica para manuseio de armas de fogo, o primeiro passo é buscar uma boa qualificação profissional. Assim você se destacará no mercado pela qualidade acima da média de seu trabalho e será um profissional de excelência. E, com isso, nós, da Experts, podemos lhe ajudar.

E então, ficou animado com mais essa possibilidade de atuação para os psicólogos? Ficou alguma dúvida sobre a avaliação psicológica para manuseio de arma de fogo?


Curso AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA MANUSEIO DE ARMA DE FOGO

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES